Banner02

Banner08

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um trator chamado Palácio dos Leões e as influências nas eleições municipais de Timon

Quem imagina que o núcleo de decisões políticas do Palácio dos Leões nunca influenciou na escolha de candidato a prefeito de Timon tem a memória fraca ou não acompanha a política local.

Um trator chamado Palácio dos Leões
Voltando aos fatos políticos ocorrido em Timon entre os anos de 1996 a 2000, mas, precisamente na gestão do ex-prefeito Sebastião de Deus, muitos irão lembrar o processo de escolha do seu sucessor nas eleições municipais daquela época.

Ex-deputada Sandra(esposa) e Sebastião de Deus
Durante esse burburinho todo, dois nomes eram apontados como fortes para suceder o prefeito Sebastião de Deus, já que ele abriu de concorrer a reeleição visto a estrondosa rejeição que sua gestão tinha perante a população. Um dos nomes cotado na sucessão, era do Engenheiro Odilon, amigo íntimo e de extrema confiança do prefeito, o outro do então secretário municipal de Educação, professor Chico Moura, conseguiu uma grande simpatia do grupo político e de parte da população.

No decorrer de todo o processo Chico Moura se consolida, chegando até ser lançado como pré-candidato oficial do grupo de Sebastião de Deus, com direito a uma grande festa para seus apoiadores.

Nesse mesmo período corria por fora o nome da professora Socorro Waquim, então pré-candidata a prefeita, também pertencente ao grupo político da governadora Roseana Sarney em Timon. Muitos a época não queria acreditar na união do grupo de Socorro Waquim com Sebastião de Deus. Socorro não tinha mandato e De Deus mesmo com uma administração desgastada tinha o poder da caneta, era prefeito de fato e de direito, e pelo fato de ser prefeito, muitos não acreditavam que ele abriria mão de indicar o cabeça da chapa na sua sucessão. A aproximação de Socorro com Roseana foi o principal fator de peso para a escolha do candidato a prefeito nas eleições no ano de 2000 do Governo do Estado em Timon. Sebastião de Deus ainda tinha sangue pedetista nas veias, era mais distante, e só se aproximou ao clã Sarney depois que rompeu com seu guru político, ex-prefeito Chico Leitoa.

Danísio resolveu sair candidato a prefeito na época
Conta uma fonte consultada pelo Blog Ludwig Almeida, que o então prefeito Sebastião de Deus viaja para São Luís, deixando tudo acertado, Chico Moura seria o candidato a prefeito e salve engano o médico Danísio Marabuco, vereador a época, era um dos nomes mais forte para ocupar a vaga de candidato a vice-prefeito. Sebastião de Deus tinha audiência marcada com a governadora Roseana para tratar de assunto administrativo relacionado à Timon e de quebra a política no cardápio.

Finalizado a conversa no Palácio, Sebastião de Deus chega a Timon depois de ter pego um vento na Ilha, trás na cabeça lembranças de uma demorada e animadora conversa com a governadora Roseana, e na pasta uma chapa pronta com barba, cabelo e bigode tudo como ordenava o figurino do Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão. A notícia que mudaria todo o desenho traçado do quadro sucessório antes de viaja seria comunicada oficialmente aos seus comandados. Na cabeça de chapa o nome que figurava era da professora Socorro Waquim e como vice-prefeito, Chico Moura, ex-quase candidato a prefeito. A notícia caiu como uma bomba, porque de certa forma um prefeito estava abrindo de ser candidatar a reeleição como também de indicar o candidato a prefeito do seu grupo político. Fato esse pouco visto no Brasil. Daí pra frente a turma teve apenas que digerir o acontecido e acompanhar o toque do sino.

Quem diria: Chico Leitoa, ex-ferrenho opositor da governadora  Roseana
O pós-carnaval desse ano será decisivo nas eleições municipais em Timon, além do imbróglio da escolha do vice-prefeito na chapa do deputado Luciano Leitoa (PSB), tem a escolha da chapa completa, prefeito e vice, do grupo político da prefeita Socorro Waquim. Hoje é público e notório a grande aproximação do deputado Luciano e do seu pai, engenheiro Chico Leitoa com o grupo político da governadora Roseana Sarney. Pai e filho hoje transitam facilmente nos corredores do Palácio, a prova maior disso, foi um convênio no valor de meio milhão de reais que salvou a Fundação Cidadania até de fechar as portas.

Tempos modernos: Pai e filho conversando com dois sarneyzistas de carteirinha
Uma fonte palaciana de alto coturno afirmou que os ventos fortes do Palácio dos Leões irão soprar rumo a Timon, o núcleo político do governo do Estado já riscou no papel dois planos, o A e o B. O Blog do jornalista Ademar Sousa deu a informação em primeira mão, detalhando parte do Plano B, e o mês limite para que esse decisão seja tomada é março. Dependendo das conversas de bastidores a eleição municipal de Timon poderá ter novos rumos, um deles causará surpresa, caso, venha ser executado. O Blog Ludwig Almeida teve acesso à informação de como será executado tanto o plano A como o plano B, e divulgará no momento certo para os leitores.

Um comentário:

  1. Ludwig eu ja sei o plano A e o plano B... se a socorro indicar o seu sobrinho como candidato a prefeito do grupo dela, a roseana vai colocar as mãos encima do ombro de LUCIANO LEITOA... É O PLANO "B"________________O PLANO "A", é o seguinte a socorro indicando o vice-prefeito EDIVAR RIBEIRO COMO CANDIDATO A ROSEANA MANDA INDICAR O VICE DELE DO GRUPO DO ALEXANDRE ALMEIDA PRA VAGA DE VICE DO EDIVAR RIBEIRO... E GANHAMOS A ELEIÇÃO COM MAIS FACILIDADE... ENTÃO A MELHOR OPÇÃO É O PLANO "A" É O EDIVAR RIBEIRO CANDIDATO E O VICE O JECONIAS MORAIS!!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com