Banner02

Banner08

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Abertas as novas inscrições para o programa Kit Crédito da Prefeitura de Timon

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMEDESTT), lançou edital com novas vagas para o programa Kit Crédito. As inscrições estarão abertas no período de 26 de junho a 1 de julho.

Os interessados poderão se inscrever de forma prática pelo aplicativo Conecta Timon, pelo site conecta.timon.ma.gov.br ou presencialmente na sede da SEMEDESTT, localizada na Rua Odilo Costa, nº 48, no Centro. Onde uma equipe estará disponível para orientar os candidatos e esclarecer dúvidas sobre o processo.

Para participar, é necessário ser MEI, apresentar toda a documentação exigida e atender aos critérios previstos no edital. A inscrição exige a entrega obrigatória dos documentos, que serão analisados para verificação do enquadramento e definição dos selecionados.

Entre os requisitos está a apresentação de um plano de negócio simplificado, no qual o empreendedor deverá informar de que forma pretende utilizar o recurso. A exigência busca assegurar que o investimento seja aplicado de maneira estratégica, contribuindo para o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos locais.

O resultado dos selecionados será divulgado no dia 17 de julho. Após essa etapa, os candidatos poderão apresentar recursos nos dias 20 e 21 de julho.

Antes da liberação do crédito, os aprovados participarão de uma capacitação obrigatória oferecida pelo Sebrae, prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de julho. Já a entrega da documentação final e a assinatura dos contratos acontecerão entre os dias 20 e 24 de julho.

O processo de seleção seguirá os critérios estabelecidos no edital, incluindo a análise do plano de negócio, assegurando transparência e oportunidade para os empreendedores que desejam investir, ampliar suas atividades e crescer em Timon.

Kit Crédito
O Kit Crédito é uma linha de financiamento, sem juros, no valor de até R$ 5 mil, destinada a Microempreendedores Individuais (MEIs) estabelecidos em Timon. Além do acesso ao crédito, os beneficiários também recebem acompanhamento e capacitação. O programa é financiado com recursos próprios da prefeitura e operacionalizado pelo Banco do Brasil, instituição responsável pelos repasses.

Câmara de Timon realiza sessão extraordinária para votação de projetos sobre planos de carreiras de servidores

A Câmara Municipal de Timon realiza nesta sexta-feira (26), às 14h30, a 366ª Sessão Extraordinária da atual Legislatura. Na Ordem do Dia constam dois projetos de lei complementar de autoria do Poder Executivo que tratam da estruturação e valorização das carreiras de servidores públicos municipais.

O primeiro item da pauta é o Projeto de Lei Complementar nº 004/2026, que altera dispositivos da Lei Complementar Municipal nº 031/2015, responsável pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Timon. A proposta atualiza a tabela de vencimentos da categoria e prevê outras adequações administrativas. O projeto será apreciado em segunda votação.

Também será submetido à segunda votação o Projeto de Lei Complementar nº 005/2026, que institui o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos servidores públicos efetivos da Controladoria Geral do Município de Timon. A matéria estabelece a organização das carreiras, critérios de evolução funcional e a estrutura remuneratória dos servidores do órgão.

A realização da sessão extraordinária reforça o compromisso do Poder Legislativo Municipal com a apreciação de matérias de interesse da administração pública e dos servidores municipais, assegurando a continuidade da tramitação legislativa e o cumprimento das atribuições constitucionais da Câmara Municipal.

A pauta da sessão foi regularmente publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município e no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo Municipal, em conformidade com a Lei Orgânica do Município e a legislação vigente.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Prefeitura de Timon lança o XXXII Encontro de Folguedos com programação cultural e grandes atrações musicais

A Prefeitura de Timon, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), lançou oficialmente, nesta quinta-feira (25), o XXXII Encontro de Folguedos de Timon, que promete movimentar a cidade entre os dias 15 e 18 de julho, no estacionamento do Cocais Shopping. O evento acontece em parceria com o São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado.

Serão quatro dias de intensa programação cultural, com apresentações de quadrilhas juninas, bumba-meu-boi, reisado, além de grandes shows musicais, reunindo tradição, arte e alegria em uma celebração da cultura nordestina.

Entre as atrações musicais estão nomes de destaque nacional, como João Gomes, Natanzinho Lima, Toca do Vale, Manim Vaqueiro, Mara Pavanelly e Márcia Fellipe, além de artistas locais e regionais que representam a diversidade e o talento da música produzida no Maranhão.

O lançamento foi realizado no Complexo Cultural da Fundação Municipal de Cultura, espaço dedicado à valorização dos fazedores de cultura, ao fortalecimento da economia criativa e à promoção das manifestações culturais que preservam a identidade e as tradições do município.

O prefeito Rafael Brito também destacou a importância do evento. “O Encontro de Folguedos é a celebração da nossa identidade, das nossas tradições e da força da cultura timonense. Vamos fazer uma festa bonita, que vai gerar emprego, renda e que fortalece nossa economia criativa”, ressaltou.

Confira a programação dos Folguedos 2026:

15/07 - Abertura Oficial com atrações locais e culturais

16/07 - João Gomes e Mara Pavanelly 

17/07 - Nattanzinho Lima e Manim Vaqueiro

18/07 - Toca do Vale e Márcia Fellipe

Prefeitura de Timon promove ação de educação ambiental em escola da rede municipal

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), realizou nesta quinta-feira (25) uma ação de educação ambiental na EMEF Maria Viló de Amorim Campelo, no bairro São Francisco, envolvendo estudantes em atividades voltadas à conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

A programação contou com uma pequena ação de arborização, palestras educativas sobre reciclagem e os impactos do descarte inadequado do lixo nos recursos hídricos, além de uma oficina de reciclagem com materiais reutilizáveis.

Durante a oficina, os alunos aprenderam técnicas para transformar jornais, revistas e garrafas PET em peças artesanais, incentivando a reutilização de resíduos e a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

A ação teve como objetivo despertar a consciência ambiental dos estudantes, promovendo reflexões sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da destinação correta dos resíduos sólidos.

Para um dos alunos participantes, Caio Gabriel, a ação foi uma oportunidade de aprendizado sobre como atitudes simples podem contribuir para a proteção do planeta. “É muito importante porque ensina a gente a ajudar o planeta Terra. Não jogar lixo na rua, nos rios e nos mares são atitudes que fazem a diferença para proteger os animais e o meio ambiente”, destacou. 

A atividade integra as ações desenvolvidas pela SEMMARH para fortalecer a educação ambiental nas escolas municipais e incentivar a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.

PF apura supostos crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro

Operação Afluente cumpre 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, no Distrito Federal e nos estados de Goiás e do Maranhão
Foto: PF
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25/6), a Operação Afluente, com o objetivo de aprofundar investigação que apura a suposta atuação de organização criminosa em crimes de corrupção, de desvio de recursos públicos e de lavagem de dinheiro.

As investigações apontam indícios da existência de uma estrutura integrada por agentes públicos e privados supostamente destinada ao desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares federais. Segundo apurações, os valores teriam sido operacionalizados por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e, posteriormente, direcionados à contratação de empresas supostamente vinculadas, direta ou indiretamente, ao grupo investigado.

Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, no Distrito Federal e nos estados de Goiás e do Maranhão.

Os investigados poderão responder, na medida de suas participações e caso os fatos sejam confirmados no curso das investigações, pelos crimes de corrupção passiva, de peculato, de corrupção ativa, de lavagem de capitais e de organização criminosa. As informações são da Polícia Federal.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

CCJ avança na análise de 30 proposições e debate mudanças para ingresso na PMMA

Durante a reunião, os parlamentares discutiram diversos temas de interesse da administração pública estadual
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta terça-feira (23), reunião na Sala das Comissões para apreciar cerca de 30 proposições legislativas. Participaram dos trabalhos os deputados Neto Evangelista (MDB), presidente do colegiado, Florêncio Neto (MDB), João Batista Segundo (PL), Ricardo Arruda (MDB), Othelino Neto (PSB) e Rodrigo Lago (PSB). Entre as matérias analisadas estavam vetos governamentais, medidas provisórias e projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo.

Durante a reunião, os parlamentares discutiram diversos temas de interesse da administração pública estadual. Algumas proposições receberam pedidos de vista, instrumento regimental que permite uma análise mais aprofundada antes da votação definitiva. Com isso, essas matérias deverão retornar à pauta nas próximas reuniões da comissão.

De acordo com o presidente da CCJ, deputado Neto Evangelista, a apreciação dos vetos foi necessária para evitar o comprometimento da pauta regimental do colegiado. “Hoje votamos alguns vetos que estavam próximos de trancar a pauta regimental. Também iniciamos a votação de algumas medidas provisórias e projetos de lei do Poder Executivo”, destacou o parlamentar.

Entre os assuntos debatidos, ganhou destaque a Medida Provisória que altera o Estatuto da Polícia Militar do Maranhão. A proposta prevê mudanças nos critérios para ingresso na corporação, ampliando para 35 anos a idade máxima permitida para participação nos concursos públicos e reduzindo as exigências mínimas de altura para candidatos homens e mulheres. A matéria recebeu pedido de vista e voltará a ser discutida na próxima reunião da comissão.

Segundo Neto Evangelista, apesar das divergências registradas em algumas votações, o balanço da reunião foi positivo. “Outros projetos ficaram empatados nas discussões e precisarão de novas reuniões para buscarmos o desempate, mas avalio que tivemos um saldo positivo na CCJ”, afirmou.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Defesa Civil de Timon apresenta Plano Municipal de Redução de Riscos aos vereadores

O coordenador da Defesa Civil de Timon, Jair Mayner, e sua equipe realizam nesta quarta-feira, 24, pela manhã, uma reunião com os vereadores do município antes da sessão plenária da Câmara Municipal. O objetivo é apresentar e discutir o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), instrumento estratégico que permitirá ao município planejar e buscar recursos para enfrentar problemas relacionados a áreas vulneráveis.

Timon está entre as cinco maiores cidades do Maranhão contempladas pelo projeto desenvolvido por meio de parceria entre o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o Ministério das Cidades. A iniciativa visa identificar áreas de risco e propor soluções técnicas para minimizar os impactos causados por fenômenos naturais e ocupações inadequadas.

No município, foram selecionadas cinco áreas consideradas de maior vulnerabilidade. Nessas localidades estão sendo realizados estudos técnicos detalhados que resultarão na elaboração de projetos, incluindo estimativas orçamentárias para a execução das intervenções necessárias.

De acordo com a Defesa Civil, o PMRR será um instrumento fundamental para que Timon possa pleitear recursos federais destinados à solução dos problemas identificados. As demandas contempladas no plano terão prioridade na busca por financiamentos e investimentos públicos.

Os trabalhos estão sendo executados por um consórcio formado pelas consultorias Certare, COBRAPE e UTC Engenharia, de Fortaleza (CE), responsáveis pelos levantamentos técnicos e pela elaboração das propostas.

Durante o encontro com os vereadores, a equipe da Defesa Civil pretende socializar todas as etapas do planejamento, apresentar os estudos em andamento, colher sugestões e estimular o engajamento do Legislativo na construção e consolidação do plano, considerado essencial para o desenvolvimento urbano seguro e sustentável de Timon.

Prefeitura de Timon lança Comitê de Integridade Pública em evento que marca os 20 anos da Controladoria do Município

A Prefeitura de Timon, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), realizará no dia 29 de junho, a partir das 8h, no Centro de Convenções Maranhense, o lançamento do Comitê de Integridade Pública de Timon, juntamente com a celebração dos 20 anos da CGM.

O evento reunirá autoridades, especialistas e gestores públicos para uma programação voltada à governança e à integridade na gestão pública, promovendo reflexão e debate sobre os principais desafios contemporâneos do controle interno e externo da administração pública.

Entre os destaques da programação está a palestra do ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa marca ainda um importante avanço institucional com o lançamento oficial do Decreto Municipal que institui o Programa de Integridade Pública e o Comitê de Integridade do Município, além da posse simbólica de seus membros.

As inscrições para participação no evento podem ser realizadas pelo aplicativo Conecta Timon, ou por meio do link: https://conecta.timon.ma.gov.br/qr/a0ee97f3-5145-4f00-bc2d-8dce14cd9a07


*Programação:*

08h – Credenciamento e recepção
 
08h30 – Solenidade de Abertura Oficial 

9h - Falas de Abertura com Autoridades Municipais

9h30 -  Palestra Magna de Abertura - Palestrante: Ministro Benjamin Zymler - Ministro do TCU - Tema: "Integridade na Gestão Pública: do Compromisso Formal à Transformação Real"

10h10 - Solenidade Institucional - Posse Simbólica dos Membros do Comitê de Integridade Pública de Timon 

10h30 - Rodrigo Fontenelle - Integridade é o Caminho? - Como sair da norma e ter um Programa Efetivo

11h10 - Viviane Mafissoni - Integridade como Política Pública: O papel Estratégico das Licitações e Contratos na Prevenção de Riscos e no Fortalecimento da Governança

11h50 - Assinatura do Plano e Homenagens

12h10 - Edmar Camata - O Novo DNA do Controle Interno: Agregando Valor à Gestão

13h - Encerramento Solene - Palavras de Encerramento do Prefeito

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prefeitura de Timon entrega a décima UBS reformada, destacando investimentos na Atenção Primária de Saúde

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), entregou nesta segunda-feira, 22 de junho, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, localizada na região do Brejo. Com a entrega, o município alcança a marca de 10 unidades reformadas, consolidando os investimentos na Atenção Primária à Saúde e ampliando a qualidade dos serviços ofertados à população.

A reforma integra o conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal para fortalecer a rede básica de saúde, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto, segurança e acolhimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as melhorias realizadas estão a ampliação e adequação dos espaços, modernização da estrutura física, climatização de todos os ambientes e intervenções que tornaram a unidade mais funcional e acessível. A UBS também recebeu novos equipamentos, contribuindo para mais eficiência nos atendimentos e maior resolutividade dos serviços prestados à comunidade.

Moradora da região há duas décadas, Solange Silva acompanhou de perto as mudanças na unidade e comemorou a entrega da obra. Segundo ela, a reforma representa um avanço importante para os moradores da localidade, que agora contam com uma estrutura mais adequada para receber atendimento.

Durante a solenidade, o prefeito Rafael Brito destacou que a modernização das unidades de saúde continuará avançando em todo o município.

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

O Arraial da Assembleia fechou a festança com uma programação diversificada e o terreiro junino completamente lotado
Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Fomento à economia

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Atrativos

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou. 

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

Sotaques

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Prefeitura de Timon amplia programa que une saúde e educação para crianças da primeira infância

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
A Prefeitura de Timon ampliou, nesta semana, as ações do programa Cuidar para Crescer, que passou a atender alunos de mais 13 escolas da rede municipal de ensino. Desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Saúde e Educação, a iniciativa fortalece a atenção integral às crianças da primeira infância, levando serviços essenciais diretamente ao ambiente escolar.

Encerrando a programação da semana, nesta sexta-feira, 19 de junho, foi realizado mais um Dia D do programa na EMEI Aurenir Flôr. A ação também contemplou estudantes da EMEF Flores e da EMEF Tia Carmélia, reunindo atividades educativas, acolhimento e momentos de integração em um ambiente preparado para oferecer cuidado e atenção às crianças.

A secretária municipal de Educação, Isadora Rodrigues, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria do processo de aprendizagem.

“Quando a criança enxerga melhor, escuta melhor e está com a saúde em dia, ela aprende mais e se desenvolve melhor. O Cuidar para Crescer representa um olhar especial para a primeira infância”, ressaltou.

Durante as atividades, os alunos têm acesso a atendimentos oftalmológicos, incluindo a escolha de óculos para aqueles que necessitam de correção visual, avaliações auditivas e odontológicas, além da atualização da caderneta de vacinação. A proposta também facilita o acesso das famílias aos serviços de saúde, aproximando esse cuidado da rotina escolar.

O programa tem como objetivo identificar precocemente possíveis dificuldades que possam interferir no desenvolvimento e no desempenho escolar das crianças, garantindo encaminhamento adequado e acompanhamento especializado quando necessário.

A expectativa é que o Cuidar para Crescer beneficie cerca de 10 mil crianças em Timon, contribuindo para melhores condições de saúde, desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos da vida escolar.